Emanuel a 18 de Março de 2011 às 23:55
Podes de facto achar que não foi correcto e criticares a tua forma de agir na altura, mas às tantas não podes dizer que era um princípio. O princípio de algo ou de alguém pode ser sempre questionado em situações semelhantes.
Cuspir para o ar isso sim ninguém o devia fazer (o nunca dizer nunca). A velha história de ver o cisco no olho alheio e não ver a trave no nosso. Acabamos por aprender à nossa custa, mas nem tudo o que se cospe da boca são princípios.
É algo que não é fácil discutir, afinal se este era o teu "princípio mais valioso" e o quebraste, que dizer dos demais que deverás (ou deverias) ter? És uma pessoa sem princípios? Acho que não o és, mas dizes que quebraste o mais importante, devo auferir que quebras os demais com maior facilidade?
Acredito é que tenhas ganho um princípio e não ido contra um que já existiria...
Portanto prefiro pensar que isto não era um princípio mas apenas algo que tinhas como errado, afinal os princípios fazem-se das nossas palavras ou dos nossos actos?
Beijinho
Guigui a 19 de Março de 2011 às 00:15
Não sou uma pessoa sem princípios, mas já quebrei um que para mim era o mais valioso. Acho que tudo depende das circunstâncias... É como diz o ditado "a ocasião faz o ladrão". Naquele tempo se me tivessem dito que eu ia ser a outra de alguém, eu dizia para a pessoa começar a beber água. Mas o amor tem razões que a razão desconhece e aí, diminuí-me... Nesse dia deixei de ser quem era.
Como já referi, não me arrependo de o ter feito, só me arrependo de ter magoado alguém que não o merecia de todo.
Os nossos princípios fazem-se dos nossos ideais. Nem sempre os conseguimos cumprir, mas pelo menos tentamos! E à medida que vamos crescendo, os nossos princípios, os nossos ideais e os nossos sonhos vão mudando porque começamos a ver o mundo de outras perspectivas.
Emanuel a 19 de Março de 2011 às 00:37
Eu percebo o que queres dizer, já o tinha percebido. Só não penso da mesma forma quando usas o conceito de princípio. O que eu queria que desenvolvesses era este tema, não a tua experiência pois essa já a conhecia.
Afinal uma pessoa de princípios deve-o à sua conduta na vida ou aos seus ideais? Acho que agora fui mais explícito. Se ter princípios é sinónimo de termos os nossos ideais todos temos princípios. Concordas com isto?
Guigui a 19 de Março de 2011 às 00:51
Para mim, princípios são condutas éticas e morais... Eu idealizo os meus e tento reger-me a eles! É o meu ideal da pessoa que eu quero ser.
Como tal, nunca idealizei ser a "outra" de ninguém. Mas fui, logo senti-me a quebrar um dos meus princípios! Senti-me menos eu...
A pessoa que eu era nunca havia tentado fazer outro alguém de degrau para chegar onde queria... É agora que entram as circunstâncias de tudo o que se passou.
Apaixonei-me por uma pessoa que apareceu vinda do nada, que se tinha apaixonado à primeira vista por mim, que estava sempre comigo mesmo quando eu lhe dizia que devia manter distância, cuja namorada estava noutro país e que não o fazia minimamente feliz, etc etc etc...
Para mim, ter princípios é seguir os nossos ideais.
Espero que me tenha conseguido explicar manucho... :) é que ainda pareço estar sob a medicação de 3ª feira!
Beijo
Emanuel a 19 de Março de 2011 às 01:07
Eu acho que houve um problema de valores, não de princípios mas pronto quem sou eu. Ir contra princípios é algo bem mais grave, às vezes dá cadeia ou morte...
Guigui a 19 de Março de 2011 às 01:11
Para mim, princípios são valores morais e éticos...
Mas pronto, se calhar até preciso de ir ao google saber o significado LOL
Em alguns países, o que eu fiz dá direito a morte por apedrejamento... XD
E cá também, dependendo quem sejam os envolvidos!
lol
Emanuel a 19 de Março de 2011 às 01:20
A diferença é que todos nos regemos pelos mesmos princípios eles são algo que nos ultrapassam, a liberdade por exemplo. Os valores esses dizem respeito só a nós, são construídos com a nossa vivência. Talvez tenhas ido contra os teus valores, o que tu achas correcto e pelo qual te gostas de reger, mas isso está longe de ser um princípio...
Eu estou livre de achar bem ou mal o que tu fizeste mas isso tem que ver com os meus valores, não com princípios. Daí achar que ao usares o conceito estavas a ser extremista de mais. Num patamar temos princípios, noutro mais abaixo temos valores. Mas eu posso estar errado. fez-te algum sentido isto ? =)
Guigui a 19 de Março de 2011 às 02:06
Entendo aquilo que disseste mas não concordo... Mas posso estar errada!
Quanto ao ser extremista, sabes perfeitamente que o sou comigo mesma... Ou sim ou sopas! :p
Ainda havemos de falar sobre este assunto mais profundamente e mais "bebidamente" porque naquele dia, o assunto virou-se para ti e "glaças a deus" que o fizeste!!!
Nesta fase andávamos desencontrados e perdemos muita coisa da história um do outro... Mas por um lado ainda bem, senão quando eu te dissesse o que estava prestes a fazer ainda me espancavas MUITO!!! lol
Emanuel a 19 de Março de 2011 às 02:22
Não acho correcto o que fizeste, mas isto é um juízo de valor. Não foste contra os meus princípios ao fazer isso. Conheces uma pessoa (que é responsável pela tua existência ), que essa sim não tem princípios sempre atentou contra a liberdade, igualdade e o amor de terceiros. Isso sim é grave, isso é uma pessoa sem princípios. Se o problema fossem princípios não sofrias tão exageradamente e farias as coisas de uma forma diferente da que fizeste, garanto-te...
Por isso ganha juízo e guarda os teus princípios que não são para aqui chamados!!
Guigui a 19 de Março de 2011 às 02:31
LOL
Fico feliz que aos teus olhos seja só uma vaca sem valores morais em vez de uma pessoa sem princípios!!!! LOL
Quanto ao meu progenitor... ele nem "pessoa" é. As pessoas não fazem o que ele fez,faz e continuará a fazer!
Se algum dia agir como ele, faz um favor à Humanidade e dá-me um tiro na cabeça... ou vaza-me um olho com um saca-rolhas!
Emanuel a 19 de Março de 2011 às 02:39
Não posso fazer isso, ia contra os meus princípios! ;)
Eu disse que não achava correcto, não disse que eras uma vaca sem valores! lool Há muitas mulheres que se soubessem a tua história te diriam que faziam o mesmo!! Daqui vem a relatividade da coisa e ser um problema de valores. Não atentaste contra nada nem ninguém, os fins para ti não justificaram os meios, não foste menos digna nem aceitaste ser a outra, ainda que te visses nessa posição deste liberdade de escolha só querias seguir o teu caminho... Daí teres princípios. Se foste uma vaca que fez tu para ficar com o homem ainda manipulaste as situações, jogaste com pessoas e situações demais aí digo-te que foste contra os teus princípios (não os tinhas lol) e eras uma vaca sem princípios! x'D
Guigui a 19 de Março de 2011 às 02:44
É por isso que eu te amo...
Fazes de mim uma vaca feliz!!! LOL
Eu percebi o que disseste, só estava a brincar com a situação!
Agora, não sei porquê... Mas apetece-me dizer BAZINGA!!!
Mas não digo, senão ainda pensas que sou uma vaca louca...
Emanuel a 19 de Março de 2011 às 02:47
Sim Bazinga ... Seja feliz deixe lá o resto. Todos já fomos contra os nossos valores de uma maneira ou outra o importante é aprendermos e tornarmo-nos pessoas melhores. Os estigmas exorcisam-se e este precisas mesmo de tirá-lo de vez da tua mente. Sê uma 'vaca feliz'!! Lol
Beijinho
Guigui a 19 de Março de 2011 às 02:55
Eu bem digo que faz aqui falta um botão "GOSTO"! lol
Sou uma vaca feliz junto da minha manada!!! E tu,meu boi também fazes parte!!! LOL
Luísa a 19 de Março de 2011 às 01:22
Minha querida, não te deves martirizar com isso agora. Não procuraste a situação, ela apenas aconteceu, ou se calhar até foi a situação que te procurou a ti. Aconteceu apenas o que tinha de acontecer. Não foi algo que intencional e deliberadamente fizeste, Quem sabe se o resultado não foi o melhor para todos?! Para vcs foi. Se calhar para a outra pessoa também foi.
Já passei por uma situação em que pensei que era quase o fim do mundo para mim, doeu sentir-me traída, mas acabei por descobrir que aquilo que eu pensava ter sido mau, afinal foi o melhor que me podia ter acontecido, porque afinal o que eu pensava que era bom, teria sido, na realidade, bem mau.
Por esse lado, a situação não se assemelha, obvia e felizmente. Mas se calhar a outra "união", não teria os mesmos "ingredientes" e em vez de termos 2 pessoas felizes e, eventualmente, uma menos feliz, teríamos 3, ou 4, pessoas pouco ou nada felizes. Se olhares por este prisma, verás que, afinal de contas, o saldo é positivo.
No entanto, eu entendo o teu dilema. Fica, apesar de tudo, sempre uma sensação de algum desconforto.
Mas, como é costume dizer-se, as regras fizeram-se para se cumprirem, mas tb para serem quebradas qd é preciso.
Desde que saibamos qd e como quebrá-las, está tudo bem.
Beijinhos e soseega esse coraçãozinho.
Guigui a 19 de Março de 2011 às 01:54
Martirizo-me Luísa porque o que eu fiz, não parece meu... Eu não fui "eu".
E não gosto de magoar ninguém...
Dou graças por ter ido contra mim senão não tinha os meus filhos nem o homem que tanto amo mas, ao mesmo tempo, sinto a dor daquela rapariga que estava noutro país a trabalhar para futuramente o casal ter uma vida mais desafogada.
Eu quando a conheci não gostei dela nem da forma como ela tratou o meu amigo e vi nos olhos dele que estava com ela por acomodação e necessidade. Na altura, não estava minimamente interessada nele. Até o tentei convencer a ir para junto dela! O tempo foi passando, as investidas dele aumentando e eu não estava a achar piada nenhuma à situação,,, Quando comecei a tentar recusar os cafés e as saídas, ele aparecia-me à porta do trabalho e eu apercebi-me que estava apaixonada por gostar daquilo.
Ainda tentei lutar contra aquele sentimento, mas como vê o danado é forte...
Tudo correu bem para nós, mas ela ficou muito, mas mesmo muito mal! Ela já sabia antes de o Rica lhe contar... E para agravar a situação, ele tinha sido o único amor da vida dela!
Ironia das ironias, começámos a falar pelo msn e até gostamos uma da outra.
Fui eu que lhe apresentei o Pipoca. E as coisas só não continuaram a correr assim, porque a revolta e os actos de loucura dela chegaram fora de horas! E não sei se sabe, mas eu sou uma CABRA... E desbocada, e malcriada e outras coisas mais!
Continuo a gostar dela, continuo a chorar quando vejo que ela está mal e fico feliz, mas mesmo feliz quando ela viaja para ver o namorado.
Mas sinto-me triste por ter sido eu a destruir o mundo dela..
Luísa a 20 de Março de 2011 às 04:31
Tu não és uma cabra, como dizes. Tens o coração perto da boca e o que sentes, regra geral, sai na hora, exactamente da maneira como sentes. Eu a isso chamo franqueza e prefiro-a milhares de vezes à hipocrisia.
Tu lutaste contra aquilo que consideravas errado, mas essa luta estava condenada ao fracasso e ainda bem. É realmente pena que alguém tenha ficado bastante infeliz, mas, repito, seria mais penas ainda que 3 pessoas, pelo menos, tivessem ficado infelizes. Tu terias ficado infeliz, mesmo que, eventualmente e a esta altura do campeonato, já tivesses superado e recuperado, o Ricardo estaria infeliz, porque, como tu dizes acima, ele estava com ela por acomodação (e necessidade), não por que a amava, a desejava, esse tipo de sentimentos estavam voltados para ti, e ela acabaria por também não conseguir ser feliz, porque embora tivesse ao seu lado o "amor da sua vida", no fundo ele não "estava" com ela, provavelmente não iria corresponder às expectativas dela e mais cedo ou mais tarde o mau ambiente, os conflitos e uma provável ruptura surgiriam. Ela poderia ser temporariamente feliz, mas era uma felicidade ficticia e fadada ao fracasso. Eu acho mesmo que era uma relação sem qualquer futuro, mesmo que tu tivesses mantido a tua posição de não te envolveres com ele..
Acho também que ela já deveria ter superado a situação, afinal já se passaram mais de 3 anos, se, de alguma forma, continua muito sentida com o que aconteceu, apesar de ver que vocês estão bem e felizes, deveria procurar ajuda especializada, pois isso ultrapassa um pouco os limites do "normal" - isto na minha modesta opinião - e afinal quem ama fica feliz por ver o objecto do seu amor feliz, mesmo que não seja consigo, não precisa de possuir .
Se não tivesses principios e/ou valores, não só não terias oferecido resistência à situação, como a tristeza e infelicidade dela não te apoquentariam minimamente, e não é isso que se verifica.
Vive a tua vida em paz e sem pesos na consciência, porque fizeste o que tinha de ser feito. Tentaste fugir dessa situação e ela perseguiu-te sem tréguas, graças a isso, tens uma família linda e feliz.
Para que sejamos perdoados, temos, antes de mais, de nos perdoarmos a nós mesmos.
Beijinhos.
Guigui a 20 de Março de 2011 às 05:30
É tão bom ter amigos como vocês... :)
Ela já superou a situação, já namora há algum tempo mas há alturas em que se deixa ir abaixo... E acho isso normal porque não deve ser fácil ser trocada e ver o amado a constituir família tão rapidamente quanto possível. Havia muita coisa envolvida...
E é mesmo como a Luísa diz... Tenho que me perdoar e isso para mim é difícil porque se há pessoa com quem sou exigente e não admito falhas, é comigo própria.
Beijinhos grandes!!!
Luísa a 20 de Março de 2011 às 13:19
Eu sei que é duro e doloroso ser traído, ser trocado, já me aconteceu, assim como também já me aconteceu de estar apaixonada por alguém que não estava interessado e tinha outra pessoa e eu tinha de me relacionar com eles regularmente - é algo que também custa bastante - mas sei também que o tempo cura tudo.
Eu sei também que tu és muito exigente contigo própria, mas para tudo há limite.
A situação está ultrapassada, por isso perdoa-te a ti própria, põe um ponto final definitivo nisso e segue com a tua vida.
És uma pessoa linda, tens uma família linda...
Segue em paz!
Beijinhos fofos.
Guigui a 22 de Março de 2011 às 04:01
E tenho amigos lindos como você que me fazem sentir especial, por isso não devo ser assim tão má... :)
Beijinho grande e muito obrigada!!!
Guigui a 19 de Março de 2011 às 02:17
Luísa, quando puder mande-me o link do seu blog porque o perdi da minha barra lateral!! lol
Luísa a 20 de Março de 2011 às 04:42
Olha, já nem o sei.
LOL
O blog não era exactamente meu, eu era apenas uma de vários participantes convidados.
Já há bastante tempo que lá não vou.
Vou ver se descubro e vejo o que se passa por lá, mas da última vez que la´fui estava bastante parado.
Mas indico-te outro, que não é meu, nem sou participante, mas é de um amigo meu e do qual gosto bastante. Tem alguns textos que são uma delícia.
www.geniosoft.blogspot.com (http://www.geniosoft.blogspot.com)
bjs bjs